Como Prevenir Doenças

DOR DE CABEÇA

Fonte: Revista Saúde

Dores de cabeça e enxaqueca: A tensão do dia a dia é a causa mais freqüente das dores de cabeça mas, elas poderem aparecer por diversas causas e não escolhem idade e sexo. Fique sabendo, lendo este artigo, os cuidados que se deve ter com as dores de cabeça em crianças; os problemas das pessoas que sofrem de enxaqueca e as causas mais freqüentes.

As dores de cabeça são um mal extremamente comum, mas, ao mesmo tempo, um dos mais difíceis de se definir. A dor varia de intensidade: é sentida como um ligeiro desconforto ou como uma dor insuportável. As causas são tão variedade que, muitas vezes, fica difícil determinada com exatidão qual o problema físico ou emocional que está na raiz do problema.

Felizmente, em sua maioria as dores de cabeça não são sintomas de um problema grave, mas apenas sinais de tensão, fadiga, ansiedade ou distúrbios emocionais. Algumas vezes a dor de cabeça é reflexo de um distúrbio em alguma outra parte do corpo, muito raramente ocorrendo como resultado de uma doença grave.

A enxaqueca é um tipo especial de dor, que afeta apenas uma área limitada da cabeça. Em geral, é acompanhada de outros sintomas, como vômitos ou perturbações da visão.

Por que a cabeça dói? A dor pode originar-se na parte externa do crânio, como resultado da contração e da tensão dos músculos do pescoço e do couro cabeludo. Ou, então, pode ter origem no lado interno do crânio, devido a uma inflamação, distorção ou algum outro problema que esteja afetando os vasos sangüíneos ou as membranas que envolvem o cérebro.

Mas, em ambos os casos, estão envolvidos os mesmos nervos, isto é, aqueles que enviam sinais de dor no cérebro.

Por isso, é muito difícil determinar a causa de uma dor de cabeça baseando-se apenas no tipo de dor experimentada.

Tipos de dor de cabeça

Dor de cabeça provocada por tensão: Esta é de curta duração, mas volta a atacar de tempo em tempo, quando não se combate a causa. Ela é em geral o resultado da fadiga e das tensões diárias. Ocasionalmente, esta dor de cabeça muito freqüente indica a presença de males crônicos, como anemia, pressão alta ou uma doença nos rins.

A aspirina ajuda a aliviar a dor, mas não se deve tomar mais do que dois comprimidos de cada vez. Se necessário , repete-se a dose quatro horas mais tarde.

Algumas medidas preventivas podem ser efetuadas, como tentar relaxar mais e evitar situações de tensão. Se isso não der resultado e as dores de cabeça voltarem a ocorrer, consulte um médico.

Dor de cabeça relacionamento com excessiva emocional: A dor que começa durante o dia e aumenta de intensidade no final da tarde é, em geral, o resultado de uma tensão intensa e prolongada, muitas vezes acompanhada de depressão e de outros distúrbios psicológicos.

Os analgésicos aliviam a dor temporariamente, mas, se ocorrer todos os dias , é importante ir ao médico caso ocorram outros sintomas, como perda de peso ou dificuldades para dormir, porque eles podem ser indícios de uma depressão mais séria.

Dores de cabeça em pessoas idosas: As dores de cabeça que afetam as idosas em geral têm causas mais graves do que as que ocorrem em pessoas jovens. Uma dor intensa pode ser um dos sintomas do herpes-zoster, popularmente, conhecido como cobreiro (uma infecção causada por vírus), ou de uma doença dos ossos localizada em torno do globo ocular pode indicar a presença de glaucoma (pressão anormalmente alta no globo ocular); a dor de cabeça que vem acompanhada de perda de peso e de sensibilidade no couro cabeludo pode Ter como causa uma inflamação das artérias que irrigam o couro e os olhos.

Tratamento: todos estes casos requerem urgentes cuidados médicos.

Dor de cabeça provocada por infecção: Este tipo de dor, bastante comum em crianças é, em geral , acompanhado de febre provocada por dor de dente, sinusite ou infecção no ouvido.

Tratamento: a criança deve ficar em repouso, com o quarto na penumbra. Além de aspireinas infantil, deve-se dar a ela uma grande quantidade de líquidos. É sempre bom, todavia, consultar um médico.

Dor de cabeça provocada por sinusite: Ela ocorre em pessoas de qualquer idade quando os seios nasais (cavidades existentes em torno e atrás do nariz) ficam congestionados e, em seguida, infeccionados. A dor manifesta-se na testa e nas faces, o nariz fica obstruído e os olhos lacrimejantes.

Tratamento: quando as inalações, que devem ser feitas duas vezes por dia, não resolvem, o médico em geral receita um descongestionante nasal ou antibióticos.

Dor de cabeça diretamente associada à fadiga ocular: Muitas dores de cabeça começam atrás ou em volta do globo ocular depois que uma pessoa lê ou escreve durante um tempo prolongado. Elas são quase sempre provocadas pela tensão nos músculos do pescoço, deve-se consultar um oftalmologista.

Dor de cabeça associada a dores no pescoço: Muitas vezes ela provém de uma dor que tem início no pescoço, estende-se para os músculos do couro cabeludo , passando a afetar a parte posterior da cabeça, as têmporas e o fundo dos olhos.

Esse tipo de dor de cabeça é muito comum depois dos 50 anos de idade, quando muitas pessoas passam a sofrer de dores reumáticas, de fibrosite ou ligeira artrite no pescoço.

Tratamento: as pessoas que sofrem regularmente desse mal não podem expor-se a correntes de ar. Devem usar encostos especiais no banco do carro e observar uma postura correta. Qualquer pessoa que sofra ataques freqüentes desse tipo de dor de cabeça deve consultar um médico, que receitará analgésicos antiinflamatórios e recomendará outros tipos de tratamento, como massagens, relaxantes musculares ou o uso de um colete ortopédico.

Dor de cabeça provocada por pancadas e ferimentos: Por mais leves que possam ser, um ferimento ou uma pancada na cabeça costuma provocar dores, muitas vezes acompanhadas de espasmos musculares e de tonturas. Estas dores desaparecem com o tempo, mas podem ser intensificadas pela ansiedade que provocam.

Tratamento: o tratamento médico imediato nesses casos consegue aliviar a dor e diminuir sua freqüência e, algumas vezes, o médico recomenda um programa gradativo de exercícios.

Dor de cabeça provocada por problemas cerebrais graves: As dores de cabeça raramente têm como causa um problema grave no cérebro, como um tumor ou um abscesso. Mesmo quando existe um tumor cerebral, a dor de cabeça é um sintoma que ocorre apenas nos estágios avançados da doença e, em geral, é mascarada por sintomas mais acentuados, como fraqueza e formigamento nos braços e nas pernas , distúrbios da fala vômitos e rigidez dos músculos do pescoço. Contudo, é extremamente improvável que a dor de cabeça ocorra como o único sintoma deste tipo de problema.

Enxaqueca

A enxaqueca não é um problema grave mas algumas vezes chega a causar sérios transtornos na vida de uma pessoa sujeita a crises constantes. A enxaqueca ocorre em intervalos irregulares e as crises duram entre 2 e 30 horas. A dor quase sempre se localiza num lado da cabeça e vem acompanhada de perturbações da visão, nauseas e vômito. Outros sintomas que podem ocorrer são alterações de humor, sede ou fome anormais e perturbações do sono.

As crises assumem formas diferentes durante a vida do paciente. Por exemplo, em algumas mulheres nas quais as crises parecem estar associadas aos ciclos menstruais, outros sintomas, como tonturas, substituem as dores de cabeça à medida que elas entram na menopausa.

O ataque de enxaqueca parece ser causado por uma mudança na sensibilidade dos vasos sangüíneos da cabeça. No início da crise, alguns desses vasos se contraem, provocando uma redução no suprimento de sangue para parte da cabeça e do cérebro. Esse fato faz surgir alguns sinais, como embaraçamento da vista e dormência, que ocorrem antes de algumas crises de enxaqueca. À medida que a constrição desaparece, os vasos sangüíneos se dilatam e o paciente sente uma dor de cabeça latejante que, em geral, afeta apenas um dos lados da cabeça.

Causas da enxaqueca: Nem sempre é possível identificar o fator que desencadeia esse transtorno nos vasos sangüíneos da cabeça. Por exemplo, uma crise extremamente violenta às vezes ocorre sem uma causa aparente, depois de um longo período sem nenhuma crise.

Nos homens, principalmente, as crises de enxaqueca costumam ocorrer nos fins de semana ou durante um feriado, provavelmente como resultado do relaxamento que se segue após uma semana de trabalho. Um sono prolongado, uma mudança nos hábitos alimentares ou o excesso de bebida também podem ser parcialmente responsáveis pela crise. Outros fatores que causam uma crise de enxaqueca são: ansiedade, choque emocional, fadiga, mudanças súbitas de temperatura, iluminação inadequada e inalação de poluentes.

Tipos de enxaqueca: Muitos tipos diferentes de enxaqueca já foram identificados. Estão descritos abaixo os tipos mais comuns.

Enxaqueca comum: As dores de cabeça freqüentes podem afetar apenas um lado da cabeça ou ambos, e duram entre 2 e 30 horas; algumas vezes elas vêm acompanhadas de náuseas e vômitos. Também podem ocorrer perturbações da visão ou cegueira parcial, embora estes sintomas estejam normalmente associados à enxaqueca clássica.

A enxaqueca comum se inicia, em geral, na puberdade e afeta um em cada dez adultos. Por outro lado, uma em cada cinqüenta pessoas sofre de enxaqueca clássica, e outros tipos são mais raros.

Enxaqueca clássica: Uma crise de enxaqueca clássica provoca uma dor latejante num dos lados da cabeça. Ocorrem outros sintomas, como cegueira temporária ou parcial, vômitos e extrema sensibilidade a luz e a sons.

Enxaqueca basilar: As mulheres jovens são as mais afetadas por esse tipo de enxaqueca que esta associada ao transtorno de uma artéria específica que irriga a parte posterior do cérebro. Os sintomas que acompanham esse tipo de dor de cabeça são tonturas, cegueira temporária e desmaios.

Dor de cabeça múltipla: Considerando um tipo de enxaqueca, afeta quase exclusivamente os homens. A dor surge em intervalos regulares, uma ou duas vezes por dia, e dura 1 ou 2 horas; em geral, o paciente já acorda de manhã com dor de cabeça. A ingestão de bebida alcoólica muitas vezes desencadeia um ataque desse tipo.

A dor intensa e penetrante ocorre em volta do olho, do ouvido ou da face; ela às vezes vem acompanhada de lacrimejamento, congestão nasal e vermelhidão no lado afetado.

Tratamento: o paciente deve repousar num quarto às escuras e tentar dormir. Analgésicos são extremamente eficazes quando tomados bem no início da crise.
Se os analgésicos comuns não surtirem efeito, consulte um médico. Ele receitará medicamentos e, eventualmente, tranqüilizantes, que deverão ser tomados com regularidade para prevenir ou atenuar as crises.

A enxaqueca e a dieta alimentar: Você precisa descobrir se o que originou a enxaqueca foi alguma os alimentos que costumam provocar uma crise, e começar a reintroduzi-los aos poucos. Você então poderá constatar se existe uma ligação entre um determinado alimento e a freqüência das crises.

    VARIZES

Fonte: Vida e saúde

O que são varizes? O angiologista carioca Edson Amaro Neves, autor do livro Manual das Varizes, explica que as varizes são veias que se dilataram e ficaram "tortuosas" (mudaram de curso).

Elas podem se apresentar em diversas formas: apenas como pequenas linhas avermelhadas, azuladas ou na forma de nódulos escuros que saltam na pele. Em qualquer um dos casos, indicam problemas na circulação sangüínea e devem ser tratadas. O doutor Edson explica que as mulheres são mais propensas a desenvolver varizes do que os homens, numa proporção de um homem para cada quatro mulheres. Acredita-se que isto seja devido à influência dos hormônios sexuais femininos, mas os fatores genéticos também são muito importantes, assim como os hábitos e a saúde da paciente (a pílula anticoncepcional o salto alto, por exemplo, podem agravar o problema).

Como prevenir as varizes: Como em quase tudo o que acontece de desagradável com o nosso corpo, a prevenção das varizes passa pelo estabelecimento de hábitos saudáveis como práticar exercícios regularmente, ter uma alimentação saudável, não fumar e evitar o estresse. Como observa o angiologista Edson Amaro Neves, embora os fatores genéticos não possam ser ignorados, hábitos saudáveis previnem e ajudam a curar varizes.

Mas existem alguns cuidados extras que podem ser tomados. Veja quais: Evite o uso de saltos altos, pois eles atrapalham a circulação do sangue.
Consulte um médico e peça orientações específicas se for iniciar o tratamento com a pílula anticoncepcional. Evite o hábito de carregar pesos. Se isso for inevitável, procure alternativas como carrinhos com rodinhas, por exemplo. Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se isso for inevitável, levante-se regularmente para liberar a circulação sangüínea. Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por conseqüencia, a sua dilatação. Evite permanecer em lugares quentes por muito tempo, como em saunas, sessões de bronzeamento ou banhos quentes, porque também provocam dilatação dos vasos. Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração. Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um angiologista.

Conheça os principais tratamentos

Dependendo do tipo de variz, existem formas de tratamento mais adequados. O importante é começar cedo, pois, quanto mais desenvolvidas estiverem as varizes, mais dolorosa e demorada vai ser a solução.

Para as varizes pequenas, a escleroterapia é o método mais utilizado, e consiste na aplicação de injeções nas veias. Essas aplicações também podem ser feitas sem injeção, por laser ou radiofreqüência.

Para as varizes de maior calibre, o método é o da microcirurgia, que, na maioria dos casos, pode ser feita até em ambulatório com anestesia local.

As meias de compressão elástica ajudam mesmo?

As meias de compressão elástica são indicadas na prevenção e tratamento da maioria das patologias vasculares, como as varizes ou as tromboses. No entanto, só quem pode indicar o uso das meias é o médico, depois de avaliar a paciente. A consulta é importante para que se possa avaliar a gravidade do caso e indicar o tipo correto de meia que deve ser usado, pois existem diversos modelos e graus de compressão.

Confira algumas dicas sobre as meias elásticas:

Não deixe que as meias fiquem com dobras nos tornozelos e abaixo dos joelhos, para não bloquear a circulação.

Esteja preparada para alguns desconfortos no começo do tratamento.

A não ser em casos muito especiais, retire as meias na hora de dormir.

Confira com seu médico se está usando as meias corretamente.

O QUE É GRIPE

NÃO DEIXE A GRIPE DERRUBAR VOCÊ

  • Todos os anos milhões de pessoas contraem o vírus da gripe, gerando graves conseqüências sociais e econômicas para todos...
  • Nenhuma outra doença prevenível por vacinação é tão prejudicial anualmente para famílias e sociedade, ou resulta em taxas tão elevadas de hospitalizações, óbitos e faltas ao trabalho...
  • Aprenda mais sobre a doença e sua prevenção.

QUEM ESTA MAIS APTO A CONTRAIR A GRIPE:

  • Adultos maiores que 60 anos de idade
  • Residentes em asilos
  • Adultos ou crianças com doenças crônicas pulmonares e cardiovasculares, inclusive asma
  • Adultos e crianças em acompanhamento médico ou hospitalizados no ano anterior à vacinação, por problemas metabólicos (incluindo diabetes mellitus), disfunção renal, hemoglobulinopatias e imunossupressão (inclusive imunossupressão causada por medicamentos)
  • Crianças e adolescentes (6 meses aos 18 anos de idade) que receberam terapia medicamentosa por aspirina e, portanto, estão sob o risco de desenvolver a Síndrome de Reye
  • Gestantes que estarão no segundo ou terceiro trimestre de gravidez durante a temporada da gripe
  • Indivíduos que prestam cuidado a pacientes hospitalizados, institucionalizados, com doenças crônicas e pertencentes a grupo de risco
  • Pacientes HIV Positivos

VACINA CONTRA GRIPE - PROTEÇÃO PARA VOCÊ, PROTEÇÃO PARA TODO MUNDO: A gripe é uma doença comum que causa grande mal-estar, mas que de forma geral é inofensiva, certo ? Errado. Nem todo mundo precisa ser vacinado contra a gripe, certo ? Errado, de novo. A vacina contra a gripe não é 100% eficaz, então não é necessário me vacinar, certo? Errado, mais uma vez.

Aparentemente vista como uma doença comum, a gripe pode ser mais nociva à saúde do que se imagina, por conta de um único sintoma: desinformação. Por isso, conhecer melhor os seus sintomas e implicações para a saúde é fundamental. Vacine-se contra a gripe: é bom para você, é bom para todo mundo!

O QUE É ? Gripe é uma doença infecto-contagiosa que agride as vias respiratórias.

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS: Causada pelo vírus INFLUENZA, a gripe proporciona grande desconforto em função de dores no corpo, febre, tosse, sendo a cada ano responsável por um grande número de internações e mesmo óbito de pacientes. O impacto da doença sobre a sociedade é grande, seja no aspecto emocional, seja no aspecto econômico, uma vez que a falta às aulas prejudica os estudos e a ausência do trabalho provoca grandes prejuízos à produtividade das empresas.

QUAIS OS SIMTOMAS MAIS FREQUENTES DA GRIPE ? Febre, dor de cabeça, dor no corpo, mal estar generalizado, dor de garganta, obstrução nasal, dores musculares, são os principais sintomas da gripe.

GRIPE E RESFRIADO SÃO A MESMA COISA ? Não, gripe é causada pelo vírus INFLUENZA e os sintomas são muito mais graves, freqüentemente deixando o paciente de cama. O resfriado é causado por vários outros tipos de vírus, os sinais e sintomas são muito mais amenos do que a gripe.

COMO SE CONTRAI A GRIPE ? de 30 a 70% das pessoas que entram em contato com um paciente gripado, podem contrair o vírus INFLUENZA. O vírus da gripe é muito transmissível e pode inclusive contaminar uma pessoa através de um simples espirro ou aperto de mão.

QUAIS AS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES DA GRIPE ? Otite, sinusite, amigdalite e pneumonia. Esta última, dependendo da gravidade, pode levar à morte.

AS PESSOAS DIABÉTICAS, CARDIOPATAS OU COM PROBLEMAS PULMONARES COMO: ASMA OU BRONQUITE PODEM SER VACINADAS CONTRA A GRIPE ? Não só podem como devem. Está comprovado que a gripe pode agravar o quadro clínico de todos estes pacientes, podendo levar inclusive à hospitalização e morte.

QUAL A FORMA MAIS EFICAZ DE EVITAR A GRIPE ? Indiscutivelmente a forma mais eficaz de evitar a gripe é através da vacinação anual.

A VACINA PODE CAUSAR GRIPE ? Não. A vacina é produzida com vírus inativado ( morto) e portanto não existe a menor possibilidade de causar gripe.

QUANTO TEMPO LEVA PARA SE ESTAR PROTEGIDO APÓS A VACINAÇÃO ? Em média de 10 a 14 dias.

QUAL O PERCENTUAL DE PROTEÇÃO QUE A VACINA OFERECE ? Estudos demostram que o percentual tende a aumentar a medida que a pessoa participe anualmente das campanhas de vacinação.

QUANDO A VACINA DEVE SER APLICADA ? Deve ser aplicada anualmente, pois a vacina confere por 1 ano, sendo necessário a revacinação.

QUEM NÃO DEVE TOMAR A VACINA CONTRA A GRIPE ? Crianças com menos de 6 meses, pessoas alérgicas à proteína do ovo da galinha, a aos componentes da vacina. Caso tenha dúvidas, procure o seu médico para maiores orientações.

VACINA CONTRA A GRIPE: Vacina contra a gripe: não fique imune a esta idéia. Além de agravar o quadro de pacientes com determinadas patologias, a gripe pode causar sérios problemas mesmo àqueles que gozam de plena saúde ou não se incluem nos chamados grupos de risco. O contágio do vírus ocorre através do ar, com grande facilidade, em ambientes fechados. Isto significa que pessoas saudáveis podem transmitir o vírus da gripe nos mais diversos locais para os mais diversos grupos como familiares, colegas de trabalho, gestantes, além de pacientes cardíacos, asmáticos e pessoas com outras patologias.